portalmacauense@gmail.com

(84) 998112024

Conta de luz ficará mais cara em outubro com bandeira vermelha patamar 2

A conta de luz dos consumidores conectados ao Sistema Interligado Nacional (SIN) sofrerá um aumento em outubro, com a bandeira tarifária sendo definida como vermelha, patamar 2. A cobrança adicional será de R$ 7,877 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.

A decisão da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) se baseia no GSF (risco hidrológico) e no aumento do Preço de Liquidação de Diferenças (PLD), ambos influenciados pela previsão de baixa afluência nos reservatórios das hidrelétricas e pela alta nos preços do mercado de energia elétrica.

Esse novo patamar de bandeira se segue a uma sequência de bandeiras verdes iniciada em abril de 2022, que foi interrompida por uma bandeira amarela em julho de 2024, uma bandeira verde em agosto e uma bandeira vermelha, patamar 1, em setembro.

O sistema de bandeiras tarifárias, criado pela ANEEL em 2015, visa informar os consumidores sobre os custos da geração de energia no Brasil, refletindo a produção e a disponibilidade de recursos hídricos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *