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Go!RN impulsiona políticas de inovação tecnológica no Estado

A quinta edição do GO!RN, evento que discute soluções tecnológicas e sustentáveis para setores do mercado de trabalho contemporâneo, movimentou o Centro de Convenções durante dois dias (20 e 21), atraindo um público diverso e ao mesmo tempo conectado por interesses em comum. Mais de 15 mil participantes credenciados passaram pelo local, superando as estimativas anteriores da organização.

Foram mais de 300 atividades entre palestras, oficinas e rodadas de investimento. O artista visual Jeferson Campos exibiu seus trabalhos em xilogravura para um público diverso e interessado.

“Trabalho com arte, e isso não deixa de também ser um negócio. É um produto que precisa ser mostrado, e aqui no GO encontro gente jovem e de diferentes padrões. É uma ação que também humaniza o lado comercial”, diz.

Uma parceria entre Instituto Santos Dumont (ISD) e Pax (Parque Científico e Tecnológico) mostrava aos visitantes como uma interface homem e máquina com impulsos elétricos poderá futuramente ajudar no suporte a pessoas com doenças que comprometem os movimentos, como o Parkinson. A ideia é que as pesquisas não fiquem só no laboratório e sejam aplicadas na prática.

As seções de robótica e e-sports seguem como as mais procuradas pela garotada. Guilherme Oliveira, estudante de Ciências e Tecnologia da UFRN, demonstrou um projeto acessível de robôs para auxiliar estudantes do ensino médio e universitários, facilmente montáveis e controlados por uma interface no celular. Uma novidade esse ano foi o palco que discutiu negócios de impacto social e suas tecnologias voltadas especialmente para o setor agro.

Para Zeca Melo, superintendente do Sebrae/RN, o sucesso do evento em 2024 é um reflexo do interesse crescente das pessoas pelo empreendimento que inova. “O tamanho do público é importante, mas o perfil é ainda mais. Todos aqui têm interesse no assunto, são curiosos, e sabem o que querem”, afirma.

O gestor também define o GO como uma “celebração”, um evento dinâmico feito de parcerias, cada qual com sua demanda. “Foram 40 moralizadores entre 320 palestras, incluindo alguns de fora. E já temos muita gente do interior envolvida, queremos que esse processo de interiorização avance cada vez mais”, conclui.

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