Para quem não vê a equipe vencer um compromisso contra um clube profissional desde o dia 21 de julho de 2024, quando o América bateu o Maracanã por 2 a 1, pela última rodada da fase de classificação da Série D, até a sequência de maus resultados em amistosos de preparação vira motivo de vaias e críticas. É justamente assim que os torcedores americanos estão agindo e já questionam a qualidade do trabalho realizado pela SAF.
Além de vaiar a saída de campo da equipe no empate sem gols contra o Decisão Sertânia, clube da segunda divisão do futebol pernambucano, que fechou a temporada de amistosos de preparação dos potiguares, membros de algumas torcidas organizadas estão invadindo as redes sociais reclamando do que viram até aqui.
“Um time extremamente faltoso como o que se apresentou no último jogo treino não é o que a torcida espera. Não tem postura em campo, fizeram contratações ruins, na base do desespero, meio-campo terrível, dentre tantos outros motivos”. Essa é a impressão que a torcida tem do grupo comandado pelo treinador Leston Júnior, que, na visão dos autores do protesto, “tenta justificar o injustificável, para uma pré-temporada fraca em que só venceu o Sub-20 do Fortaleza”.
Apesar do clima quente nas redes sociais, dentro dos limites do CT do América, em Parnamirim, os atletas vivem numa espécie de ilha de tranquilidade, focando apenas no primeiro jogo oficial da temporada de 2025, contra o Baraúnas no estádio José Rocha, que será o primeiro contato real com os torcedores alvirrubros em jogo valendo pontos.
Leston Júnior não se deixa abalar com as críticas, mantém a confiança no trabalho que vem desempenhando e acredita no crescimento gradual do rendimento americano ao longo da temporada.
A parte mais complicada para acertar a equipe, apontada pelo próprio treinador, é o setor de definição, que ainda peca no momento do passe e na ansiedade das conclusões. Situações essas consideradas comuns para um grupo que vem de uma pré-temporada intensa, com jogadores mostrando muita vontade de acertar os movimentos, até porque estão disputando vagas na equipe titular.
O lateral-direito Lucas Mendes não nega a ansiedade de iniciar logo a temporada e começar a jogar para conquistar os três pontos. “De minha parte, estou muito ansioso. Já tivemos a oportunidade de sentir o clima entre os torcedores no último amistoso. Esses jogos são importantes na fase de preparação, mas o melhor é quando a disputa começa para valer. Estamos preparados e eu estou contando as horas para começar o Estadual”, disse Lucas.
Segundo o jogador, nos amistosos em Recife o que menos importou foram os resultados, pois a comissão técnica pôde ver os erros que a equipe vinha cometendo e buscou corrigir nesta reta final de pré-temporada, justamente pensando na estreia diante do Baraúnas.